Executive Search & Middle

Os Impactos do Home Office no Mundo Pós-pandemia

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Entre para nossa LISTA VIP e receba conteúdos exclusivos (antes de todo mundo).

marmotaweb
18/04/2022
Leitura: 12 minutos

Lá por meados da década de 20 do século passado, em tom quase profético, um dos nossos mais brilhantes escritores, Monteiro Lobato, escreveu: “Em vez de ir todos os dias o empregado para o escritório e voltar num bonde que desliza sobre barulhentas rodas de aço, fará ele seu serviço em casa e o radiará para o escritório, em suma: trabalhará à distância.”

Se foram as cartas de tarô ou mero palpite, nunca saberemos, fato é que as linhas escritas por Monteiro expressam com exatidão um dos modelos de trabalho mais revolucionários dos últimos tempos: O Home Office.

Impactado pelo Covid-19, o mundo corporativo se viu na emergência de se adaptar ao distanciamento social, colocando seus funcionários em modelo home office prontamente. 

E, por mais que vivamos em tempos cada vez mais tecnológicos, muitas empresas tiveram suas dificuldades, afinal, nunca passaram por tal experiência antes.

Isso tudo acendeu um sinal de alerta, onde todo o mundo, diante deste modelo, se perguntou: quais os benefícios? Quais os reais impactos? E as dificuldades? Funciona ou não?

Então, caso queira conhecer um pouco mais sobre este debate, não deixe de ler este artigo até o fim.

Confira:

O que é Home Office? 

A tradução literal para Home Office seja Escritório em Casa, este modelo de trabalho pode abranger outras características.

A exemplo disso estão os Coworkings, que é um espaço destinado a profissionais que desejam desenvolver os seus trabalhos tanto longe de casa quanto do escritório de sua empresa.

Por que o Home Office? 

Muitas empresas têm fomentado este tipo de modelo de trabalho visando a princípio dois pilares:

O primeiro diz respeito ao engajamento profissional. Pesquisas relatam que 70% dos trabalhadores desejam continuar de Home Office e mais de 52% estão dispostos a trocar de trabalho em busca deste benefício. 

O segundo pilar está vinculado ao desejo das empresas em frear alguns gastos e aumentar o seu lucro. Muitas empresas ao adotarem o Home Office, puderam economizar com os transportes de seus funcionários, além de gastos com luz, internet, água e aluguel, o que, no final da linha, representa uma economia gigantesca a inúmeras empresas deste país. 

Estes dois pilares representam e muito para a saúde de uma empresa, afinal, uma organização com profissionais engajados e com gastos reduzidos, significa que a sua ascensão é mera questão de tempo.

As principais vantagens do Home Office: 

Caso sua empresa tenha dúvidas sobre a real importância do Home Office e dos seus impactos para a qualidade de vida do profissional ou para a saúde financeira de uma empresa, chegou a hora de mostrarmos algumas evidências de suas reais potencialidades. 

Apresentaremos alguns benefícios deste trabalho pautado nas principais pesquisas científicas relacionadas a este tema.

Veja a seguir!

A queda do Turnover e a diminuição de custos

De acordo com uma pesquisa realizada pela Indeed, a adoção do Home Office como modelo de trabalho de uma empresa pode levar à redução de até 52% da taxa de seu turnover.

Esse número mostra claramente a relação do regime Home Office com a qualidade de vida de um funcionário. 

Um colaborador que atue em uma empresa que tem o Home Office como filosofia, dificilmente deixará o seu posto de trabalho, pois pode ser que ele não encontre no mercado de trabalho outras empresas que tenham adotado este modelo, o qual, para este funcionário, é um grande benefício.

E, com a diminuição do turnover, a empresa não precisará arcar com os custos de novos processos de seleção e treinamento, além de não ser acometida com a perda de produtividade que uma vaga em aberto ocasiona. 

Saúde não tem pressa!

Já um estudo realizado pela CosO Cloud, mostrou que 42% dos trabalhadores remotos afirmaram desenvolver uma alimentação mais saudável do que quando trabalhavam no escritório. Além disso, o estudo também constatou que 45% deles têm melhor noite de sono.

Um dia sem trânsito ou sem ser espremido em uma lotação pública é um grande dia, não concordam? Pois bem, a PGI comprovou esta tese em um estudo mostrando que os níveis de stress foram reduzidos por volta de 82% dos profissionais que atuam em regime Home Office. 

E, num mundo onde a inteligência emocional é cada vez mais exigida, estes números nos mostram que o mundo do trabalho pode estar se habituando a um ritmo menos frenético, proporcionando mais saúde, seja física ou emocional, a todos os colaboradores do planeta. 

Um meio ambiente mais feliz!

Segundo levantamento do Projeto Carbono Global, organizado pela ONU, a emissão de dióxido de carbono diminuiu 7% mundialmente. A maior queda da história do nosso planeta.

O Home Office, além de proporcionar conforto aos trabalhadores, também o fez ao meio ambiente. 

Milhões de pessoas que deixaram seus veículos em casa por não precisarem mais ir aos escritórios, fizeram a taxa de emissão de gases poluentes diminuir consideravelmente ao longo do último ano.

E os grandes desafios do Home Office?

Não podemos esquecer de que muitas empresas não pretendem se adaptar a este regime, bem como muitos profissionais também não nutrem simpatia alguma por ele. 

A seguir, listamos alguns pontos que fazem muitos profissionais se distanciar deste modelo que, para muitos, parece promissor. 

Confira:

A solidão prejudica

Uma pesquisa realizada pela consultoria empresarial A.T.Kearne, mostrou que cerca de 74% das pessoas entre 15 e 25 anos e 69% das pessoas entre 25 e 35 anos, disseram estar inclinadas a permanecer em uma empresa caso fizessem nela alguns amigos. 

Podemos então chegar à conclusão de que, a distância que separa o convívio social de muita gente, é um grande empecilho para que o modelo Home Office ganhe novos adeptos. 

O que é casa e o que é trabalho?

Muitas pessoas que pensam que a rotina ficará mais flexível e dinâmica, poderão se perceber em um trabalho com até 16h de duração.

Isso acontece porque muitos profissionais sentem uma tremenda dificuldade em criar uma rotina que os ajudem a separar a profissão da vida pessoal.

Por isso muitas pessoas ainda preferem o trabalho presencial, onde, no fim do expediente, elas sairão de seus ambientes de trabalho e poderão chegar em suas casas, ambiente propício para o descanso e não para a vida profissional.

A família

O nosso bem mais precioso pode se tornar um problema quando o assunto é trabalho.

Filhos, esposas, maridos, mães, tios podem acabar tirando a nossa concentração em afazeres do dia a dia profissional. 

Por isso cabe uma conversa com todos, que explique a importância de seu espaço e horário. 

Todos precisam entender que, mesmo você estando em casa, há tarefas a serem desenvolvidas com prazos de entrega.

O que os chefes pensam do Home Office?

De acordo com um estudo realizado pela Society for Human Resource Management, nos Estados Unidos, 72% dos chefes que supervisionam funcionários remotamente, preferem que todos os seus funcionários estejam no escritório.

Já por uma pesquisa feita pela Chartered Management Institute, cerca de 50% dos chefes preferem que seus funcionários estejam no escritório pelo menos de dois a três dias por semana. 

Este debate ainda se prolongará por muito tempo, tendo em vista que os chefes tem rejeitado o Home Office muito antes do que previam os especialistas, e os funcionários cada vez mais buscam este benefício no mercado de trabalho.

Seria o modelo híbrido o melhor negócio?

Dados mostram que 75% dos colaboradores acreditam que o modelo híbrido é o melhor para o mundo corporativo pós-pandemia, já para os executivos, essa porcentagem alcança o número de 95%.

Essa adoção ao modelo híbrido também faz parte de uma preocupação dos Recursos Humanos com o bem-estar de seus colaboradores.

Conforme mencionado anteriormente, este contato social de um indivíduo com os outros é parte fundamental da natureza humana. A construção de vínculos é uma característica que não pode deixar de existir jamais.

Além do mais, o ambiente de trabalho é o mais propício para o desenvolvimento dos valores da empresa e de uma sinergia que caracteriza não só o clima organizacional como a toda a Marca em si. 

5 Dicas para um Home Office super produtivo

1 Acabe com as distrações 

Há inúmeros aplicativos para dissipar as distrações. Instale-os em seu celular para que você seja impedido de se distrair com as novidades nas redes sociais.

Além disso, desligue todos os aparelhos que não estejam sintonizados em sua profissão. 

Netflix, Youtube e afins devem ser acessados fora do seu expediente. 

2 Construa uma rotina

Faça um bom café da manhã e tome um belo banho. Você precisa se preparar para o trabalho remoto tanto quanto se prepararia caso estivesse pronto para pegar o trânsito ou a condução.

Essas técnicas ajudam a programar o seu cérebro para o ritmo do trabalho. 

3 Avise seus amigos e familiares

Infelizmente, é comum pensarem que estar em casa e não fazer nada é a mesma coisa e, obviamente de que se tratando de Home Office, isso não tem nada a ver.

Então, para que seus familiares ou amigos não pensem que o fato de estar em casa significa estar livre para eles, avise-os de que nada mudou. As suas tarefas, metas, seus horários e prazos continuam os mesmos. 

4 Faça pausas

Tanto remotamente quanto presencialmente é imprescindível que o profissional não passe mais de 90 minutos diretamente ligado a uma tarefa.

As pausas, como poucos imaginam, podem ajudar na produtividade e diminuem a procrastinação. Essa técnica dá ao corpo um fôlego renovado para voltar às tarefas com mais energia. 

Levante-se, alongue-se, respire fundo, beba água e parta para mais uma! 

5 Cumpra horários

O seu expediente chegou ao fim? Ótimo! Desconecte-se de tudo que esteja ligado à sua vida profissional, volte para a sua Netflix, pegue uma cerveja — ou vá para academia –, porque voltar a pegar no batente, é coisa só para amanhã.



E-book gratuito

Ergonomia: recomendações para Home Office

Aguarde, estamos recebendo seus
arquivos. Este processo pode demorar
um pouco, é importante que você não
atualize a página.