Executive Search & Middle

Employee Experience: O Que É, De Fato, a Experiência do Colaborador?

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Entre para nossa LISTA VIP e receba conteúdos exclusivos (antes de todo mundo).

marmotaweb
11/05/2022
Leitura: 9 minutos

Mesmo que uma empresa tenha um processo organizacional altamente estruturado e possua também tecnologias e ferramentas de primeiro mundo, nada, absolutamente nada fará sentido se essa empresa não contar com colaboradores engajados que vistam a sua camisa em qualquer hora e lugar.

Uma frase que todos os gestores e profissionais de RH precisam registrar eternamente em suas mentes é: as pessoas são o maior recurso de uma empresa.

Por isso, não há momento melhor para se perguntar: O que posso fazer para os benefícios de meus colaboradores? Como posso mantê-los motivados e produtivos?

O que tem sido chamado de A Era do Engajamento, nos mostra que não somente o usuário final merece toda uma experiência magnificente, como os funcionários – os verdadeiros protagonistas de uma empresa – também.

Desse modo, não deixe de ler este texto, onde explicaremos passo a passo o conceito de Employee Experience e como ele pode ser usado para beneficiar a sua empresa.

Confira!

Qual o conceito de Experience?

Veja, quando você compra um produto pela internet, a sua experiência não acontece apenas quando tem o produto em mãos, muito pelo contrário.

Sua experiência começa com seu primeiro acesso pelo site em que comprará o produto.

Tão naturalmente isso ocorre que, caso este site não apresente uma boa usabilidade, a tendência é de que você abandone o carrinho e vá para o próximo site.

E, se você observar bem, a compra acabará acontecendo em um site que apresenta layouts mais modernos e tenha fácil navegabilidade.

Após isso, após a entrega, a experiência ainda continuará quando você se deparar com a caixa de seu produto, onde muitas empresas investem em design que aprimoram a chamada pós-venda.

Todo este circuito entre a busca de seu produto em um site até a sua real utilização, contempla o que chamamos de Experiência.

Não é atoa que algumas pesquisas mostram que em 2020, 86% dos compradores pagaram mais por um produto visando uma experiência melhor.

E o conceito de Employee Experience?

Na sua tradução literal, Employee Experience significa Experiência do Empregado.

No mundo do trabalho, o conceito de experiência, como vimos acima, se aplica perfeitamente.

Isto é, a experiência de um colaborador acontece durante toda a sua trajetória em uma empresa, é composta por:

  • Atração;
  • Recrutamento e Seleção;
  • Contratação;
  •  Integração (Onboarding);
  • Treinamento e Desenvolvimento;
  • Crescimento (promoções, novos desafios e avanços na carreira);
  • Demissão e recolocação (Outplacement).

Ou seja, este conceito é tudo o que pode ser observado ou sentido pelos colaboradores com relação à empresa em todos os seus detalhes.

Além disso, todas as questões corporativas que envolvem o colaborador, a exemplo do clima organizacional, do fit cultural e das relações interpessoais, podem ser percebidas tanto positivamente quanto negativamente por ele.

E é por isso que inúmeros especialistas de Recursos Humanos têm visto neste conceito um grande avanço para as empresas.

O que evidenciou esta tese foi uma pesquisa realizada pela Delloitte mostrando que 80% dos profissionais de RH acreditam na importância do Employee Experience, porém, apenas 22% deles veem possibilidade na implantação deste conceito em suas empresas.

E será que o Employee Experience realmente é relevante?

Segundo um dos maiores teóricos do futurismo, Jacob Morgan, quanto a importância do Employee Experience, não nos resta mais o que discutir.

Veja o que seus dados nos mostram:

O engajamento de um colaborador aumenta 7 vezes

Após a implementação do Employee Experience, as chances dos colaboradores em se tornar verdadeiros embaixadores da marca aumentam consideravelmente.

Além disso, de acordo com Jacob, o número de interações com as redes sociais da empresa também cresce.

2x mais receita!

A valorização de um colaborador culmina substancialmente em PRODUTIVIDADE.

Colaboradores produtivos fazem times produtivos e times produtivos criam uma empresa produtiva, e produtividade de uma empresa significa RESULTADOS e LUCRO. 

O Turnover é reduzido em 40%

Uma coisa é fato: colaboradores que têm suas necessidades atendidas, permanecem em suas empresas. 

Consequentemente a diminuição do Turnover despenca. 

Muito mais inovação

Outro conceito que aumenta em até 4x graças a adoção do Employee Experience é o de inovação. 

Como implementar o Employee Experience?

Cada empresa é regida por seus próprios objetivos e valores. Todas têm particularidades que as diferenciam uma das outras.

Sendo assim, a finalidade da adoção do Employee Experience torna-se variável.

Para isso, é necessário seguir alguns preceitos básicos para que o conceito da Experiência do Colaborador não se perca.

Veja a seguir:

1 — Peça a opinião de seus colaboradores

Já diria o poeta: A empatia é a alma do negócio.

Pois, antes de mais nada, dê voz aos seus colaboradores. Faça enquetes, dê prioridade às suas necessidades e opiniões.

Todo colaborador é um termômetro importantíssimo do clima organizacional e do funcionamento de uma empresa.

2   Invista em benefícios

Pense comigo: o que é mais vantajoso para um funcionário do que os benefícios de uma empresa? Provavelmente nada.

Quando um candidato com um bom currículo está à procura de um emprego, é natural que ele selecione empresas que proporcionem a ele mais comodidade e qualidade de vida.

Quando sua empresa tem talentos os quais devem ser preservados a qualquer custo, nada melhor do que investir nesses benefícios. Através dessa prática os talentos internos serão mantidos e grandes profissionais escolherão a sua empresa.

3 Proporcione condições de crescimento

Um dos principais pilares do Employee Experience é o que chamamos plano de carreira.

Uma empresa que ajuda os seus funcionários a desenhar os seus propósitos, metas e objetivos, e que os auxilie na subida de novos degraus da companhia, sem dúvida alguma, estará muito, muito à frente da concorrência quando o assunto for Experiência do Colaborador.

4   Crie um programa de Employee Experience

Assim como vimos acima no conceito de Experience, o usuário final realiza uma jornada completa da experiência, desde o momento da pesquisa do produto até a sua entrega.

Este percurso pode inspirar o seu processo interno.

Então, organize um plano para realizar ações de Employee Experience através de campanhas de incentivo, programas de reconhecimento, dentre outros.

5 Invista em People Analytics

Antes de implementar um programa de Employee, é interessante que você compreenda seus funcionários através de dados e análises.

O People Analytics é uma tecnologia que visa oferecer com muito mais detalhes as informações a respeito das características de seus colaboradores.

Com isso em mãos, as necessidades desses colaboradores poderão ser atendidas com mais precisão.

 

Parceria Carpediem

Pioneira no avanço tecnológico nos processos de Recursos Humanos, a Carpediem conta com os melhores serviços do setor para implantar em qualquer empresa, estratégias que visam elevar a experiência do colaborador.

Por compreendermos inteiramente o valor do Employee Experience, sabemos das vantagens que uma empresa terá após a sua adoção.

Não deixe de conhecer os nossos serviços e como podemos aumentar os seus resultados através da implementação do Employee Experience.



E-book gratuito

Ergonomia: recomendações para Home Office

Aguarde, estamos recebendo seus
arquivos. Este processo pode demorar
um pouco, é importante que você não
atualize a página.